Dell Anno celebra 90 anos de Álvaro Siza com Exposição Singular de Porto a Porto.

Mostra itinerante em homenagem ao arquiteto português teve início em Porto Alegre, onde projetou a Fundação Iberê Camargo, e conclusão em 2023 na cidade do Porto, em Portugal. Porém, segue visitando centros culturais e participando de eventos como forma de compartilhar sua obra e conhecimento.

A marca gaúcha de mobiliário Dell Anno finalizou a sua campanha Singular, em que homenagiou o trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completou 90 anos em junho de 2023, com uma mostra fotográfica itinerante, que foi de “Porto a Porto”. A Exposição Singular teve início em Porto Alegre, cidade que abriga sua grande obra no Brasil, o prédio da Fundação Iberê Camargo, em 10 de novembro, e passou por algumas cidades brasileiras com lojas da marca, sendo concluída na cidade do Porto, em Portugal, onde vive o arquiteto, no mês de seu aniversário. Como presente, a Dell Anno entregou o livro de presença da mostra, no qual, em cada cidade, o público foi convidado a deixar sua própria mensagem para o profissional.

A campanha 2022 da Dell Anno estabeleceu um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rendeu reconhecimento em nível mundial e o tornou grande influência arquitetônica da atualidade. A Exposição Singular tem justamente como foco a Fundação Iberê Camargo, com fotos produzidas no local exclusivamente para a Dell Anno, pelo fotógrafo Roberto Majola. Cada exposição contou com um vernissage especial para convidados. No evento de abertura, a curadora e pesquisadora Beth Venzon fala sobre “Design Talk: A experiência criativa do sentir e morar”, apontando as conexões entre moda, arte, arquitetura e a homenagem ao arquiteto.

O projeto da exposição segue um percurso direcionado, onde a série de fotografias guia o visitante pelo mesmo caminho adotado na Fundação Iberê Camargo. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e rodeada pelas águas do Guaíba. De frente ao pôr-do-sol de Porto Alegre, singularidade da cidade, o espaço abriga obras do artista que dá nome à fundação. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

Os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. É nessa mistura de conceitos que Siza consegue emoldurar Porto Alegre através das poucas janelas do prédio, um ato perfeccionista de desenhar até chegar ao ponto onde luz, natureza e concreto se convergem em espaço de museu. “É nesse diálogo entre obra e natureza que se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho de Siza. Bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves, onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura. Indo além na homenagem, a marca traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis - duas superfícies em pedra como solução para o mobiliário, nas tonalidades off white e acinzentada”, destaca o gerente de Marketing, Rodrigo Silva.

Ver site