A manufatura francesa, originária da pequena cidade de Saint-Louis lés Bitche, na região da Lorena, nordeste da França, foi fundada em 1586, ainda durante o Renascimento. Fornecedora da corte francesa, foi durante o reinado de Luís XV que a empresa recebe o título de Vidraria Real de Saint Louis. Poucos anos depois passa a ser denominada Cristallerie de Saint-Louis. Os cristais preferidos dos reis se tornam cada vez mais objetos de desejo.

Excelência, savoir faire, heritage, são alguns dos elementos que tornaram essa marca um grande e importante ícone do luxo francês.

Representatividade na economia, cultura e sociedade do país, aprimorou técnicas apresentando criações sempre sofisticadas em objetos transparentes e finamente esculpidos. Cristais finos moldados à mão por mestres artesãos, sonoridade única, harmonia de cores, transparência e formas, fortalecem ainda mais sua força ao longo do tempo.

A marca, desde 1994 pertence a Hermès International e está presente na louça, decoração, na iluminação e mais recentemente até no mobiliário.  Sempre com peças de cristais produzidas com todo o know-how dos mestres artesões e com anos de experiência em suas oficinas altamente especializadas em cada etapa do processo. Cuidado extremo em cada detalhe, porque perfeição é sua marca.

 

A tradição e a inovação se encontram no design.

Objetos únicos, beleza nas formas e brilho da luz que dançam o ritmo dos movimentos cuidadosamente projetados por Noemi Schipfer e Takami Nakamoto, dupla de som e luz do Studio Nonotak. Tudo isso pôde ser visto de perto na exposição Lumières no claustro da Igreja de Santa Maria del Carmine, no bairro de Brera, durante a Semana de Design de Milão em abril de 2023. Um verdadeiro manifesto sobre a excelência e a inovação da iluminação Saint-Louis. Da lâmpada Folia ao Lustre real de 48 peças foi possível viver e observar o encontro do cristal com as artes sonoras e visuais.

Experiência imersiva de luzes distintas no percurso, denominadas pulsações, rotações, vibrações, projeções e difrações, despertavam a sensibilidade, o encantamento e a beleza de cada peça.  Configurações que propõem novos caminhos e rompem com a imagem tradicional em meio a uma paisagem de coreografias sonoras estimulando olhares e despertando descobertas dessa luz refratada por cristais com som.  

Espaço para se demorar a ver e permitir-se atravessar os portais do tempo através das imagens projetadas e objetos preciosamente desenhados e construídos.  Uma ideia, uma empresa, uma marca desejo que atravessa os séculos e seduz em tempo integral neste século 21, tornando cada vez mais protagonista, a essência de sua origem.

Atemporalidade, design e experiência com a assinatura extraordinária do luxo francês. Um verdadeiro legado para além do tempo.

 

Fotos: Carlo Zakhia e Moda 365