Se você é tão apaixonado por moda como a gente, vai adorar a mais recente novidade do Google. “We Wear Culture” é um novo projeto no Google Arts & Culture que traz a história por trás das roupas que usamos. Desenvolvido dentro do Google Art & Culture é uma plataforma digital que busca democratizar a moda ampliando o acesso à informação.

 

 

Para isso, mais de 180 museus, instituições de moda, escolas, arquivos e outras organizações dos polos de moda de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, São Paulo e outros países se juntaram para colocar três milênios de moda ao alcance de todos.

 

Björk com Maiko Takeda na capa do álbum Vulnicura (Japan Fashion and Lifestyle Foundation)

Icônico vestido de delfos criado por Mariano Fortuny em 1909 (Palácio Fortuny)

 

É possível procurar entre mais de 30 mil peças de moda ou 450 exposições. Você pode encontrar histórias da antiga Silk Road da moda feroz do punk britânico ou conheça ícones como Coco Chanel, Cristóbal Balenciaga, Yves Saint Laurent ou Vivienne Westwood.

 

Modelos na African Heritage House no Quênia

 

O “We Wear Culture” também criou filmes de realidade virtual trazendo vida às histórias de peças icônicas. Se surpreenda acessando os lugares onde a história da moda vive via YouTube ou com um visualizador de realidade virtual.

 

 

Mas há mais roupas do que os olhos podem ver. Conheça como os fabricantes de calçados, joalheiros, tie-dyers e fabricantes de bolsas dominam seus ofícios por gerações, transformando esboços de design e padrões de costura em roupas que podemos usar.

 

A arte do tingimento natural na Índia (Avani Society)

 

Na plataforma, o internauta pode acessar imagens de ultra alta resolução feitas com uma Câmera de Arte e veja o artesanato em detalhes sem precedentes, como esse famoso casaco de noite Schiaparelli, um desenho surrealista transformado em uma declaração de moda ousada.

 

Sapato de plataforma da diva brasileira Carmen Miranda (Museu Carmen Miranda)

 

O projeto também se juntou a estrela do YouTube, Ingrid Nilsen, para passar pelo guarda-roupa e descobrir ainda mais histórias atrás das roupas. Antes de vestir seu jeans ou escolher uma jaqueta para usar, vale dar uma olhada no canal para conhecer o fio histórico que atravessa as modas de hoje. Os vídeos incluem legenda em português.

 

 

Acesse “We wear culture” em g.co/wewearculture ou através do aplicativo para celular Google Arts & Culture (iOS e Android). Com esse projeto, o mundo da moda junta mais de mil instituições de arte e história que compartilham suas coleções no Google Arts & Culture, permitindo que você explore ainda mais a cultura da moda em um só lugar. Clique para ver como a moda é costurada no tecido de nossas sociedades.