A 89ª cerimônia do Oscar está marcada para domingo, 26 de fevereiro. A premiação mexe com os cinéfilos de todo o mundo que se concentram em analisar os indicados e tecer palpites sobre os vencedores. Por aqui, nossas atenções se voltam ao mundo da moda e todo styling que envolve a produção de figurinos dos filmes.

Nesse ano, os nomes que concorrem na categoria de Melhor Figurino nos fazem retornar ao passado e percorrer a moda dos anos 1920, 1940 e 1960. Os indicados são Jackie, Aliados, La La Land: Cantando Estações, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Florence: Quem é essa Mulher?.

Se você é tão apaixonado como nos pela categoria vai adorar esse pequeno guia que preparamos com informações sobre os filmes e seus figurinistas.

 

La La Land: Cantando Estações

Figurinista: Mary Zophres

A figurinista Mary Zophres usou e abusou das cores em La La Land. Os tons opostos, como azul e amarelo, verde e vermelho, dominam diversas cenas, principalmente as de dança. Para vestir Ryan Gosling e Emma Stone, a figurinista pesquisou fotos da década de 1940. Os vestidos da protagonista também foram garimpados em brechós, na loja sueca H&M e em marcas como a do estilista canadense Jason Wu. Mary Zophres já foi indicada ao Oscar em 2010 por Bravura Indômita.

 

Aliados

Figurinista: Joanna Johnston

 

Cheio de glamour, o figurino de Aliados tem ar retrô e percorre os filmes “noir”. A figurinista Joanna Johnston abusou do cetim, seda, ternos e vestidos para compor o filme que se passa em meio à Segunda Guerra Mundial. Para Marianne (Marion Cotillard), vestidos de shantung e casacos de lã, e para Max (Brad Pitt) smokings, ternos e farda militar. Joanna já produziu outros filmes como Lincoln (2012) e De Volta Para o Futuro parte 2 (1989).

 

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Figurinista: Colleen Atwood

 

Ela que já foi indicada 11 vezes na categoria, concorre mais uma vez neste ano por seu trabalho em Animais Fantasticos e Onde Habitam. Lembrando em vários momentos as roupas que fizeram parte da saga de Harry Potter, a produção destaca a fantasia e o ar de época. Vale destacar que Colleen levou a estatueta para casa pelo trabalho em Chicago (2003), Memórias de uma Gueixa (2006) e Alice no País das Maravilhas (2010).

 

Florence: Quem é Essa Mulher?

Figurinista: Consolata Boyle

Com assinatura de Consolata Boyle, que já foi indicada por A Rainha (2007), Florence abusa das penas, brilhos e panos nobres. A exuberância combina com o guarda-roupa da socialite milionária que, nos anos 1940, decidiu ser cantora lírica. Para compor Florence, a figurinista pesquisou a fundo a vida da personagem e desenhou detalhes de suas roupas e acessórios a partir de imagens registradas.

 

Jackie

Figurinista: Madeline Fontaine

Em sua primeira indicação ao Oscar, a figurinista francesa Madeline Fontaine precisou vestir Natalie Portman no papel de Jackeline Kennedy. Para Jackie, ela recriou peças icônicas da primeira-dama dos EUA, como o tailleur rosa Chanel que vestiu no dia da morte do marido, em 1963.

Agora que você conhece os indicados de Melhor Figurino, aposte quem leva a cobiçada estatueta. Nós já temos um favorito, e você? Deixe um palpite nos comentários.

A entrega dos prêmios acontece no dia 26 de fevereiro, em cerimônia apresentada por Jimmy Kimmel. Clique aqui para conferir a lista completa dos indicados de 2017 disponível no site oficial da Academia.

Fotos: Divulgação