Ambiente Casa Contraste traz madeirado Dell Anno como protagonista da área gourmet

 

 

Ele atua no mercado desde 1981. Na bagagem, a ousadia e o glamour de projetos que se destacam pela contemporaneidade e pela vanguarda. Com uma identidade inconfundível, Léo Shehtman deixa sua marca em mais uma CASACOR São Paulo. Em parceria com a Dell Anno, o arquiteto e designer apresenta a Casa Contraste na edição de 2017 da mostra. Neste ano, Léo aposta no minimalismo e investe no preto e no branco para compor um ambiente marcado por contrastes.

Ao largar a medicina para cursar arquitetura, Léo Shehtman mostrou que a profissão é mais do que sua vocação – faz parte da sua história de vida. Sempre procurando diversificar os tipos de projetos de arquitetura, interiores, design de mobiliário e objetos, ele busca inspiração em viagens e feiras. Para Casa Contraste, Léo utilizou o conceito chinês do Yin e Yang, que pressupõe que todas as coisas são contraditórias e, ao mesmo tempo, complementares. Em uma entrevista exclusiva para Dell Anno, o arquiteto falou mais sobre a proposta do ambiente, inspirações, história e cenário da profissão. Confira!

 

Dell Anno: Conte um pouco sobre sua história profissional. Como acabou optando pela arquitetura?

Léo Shehtman: Minha teimosia me levou para a medicina, queria ser médico. Mas a minha aptidão era para a arquitetura e acabei optando pelo que eu gosto. Larguei a faculdade de medicina e fui cursar arquitetura.

 

DA: Você se sente reconhecido pelo seu trabalho? O que atribui como segredo do sucesso?

LS: Com certeza me sinto reconhecido. Quando a gente faz o que a gente ama somos reconhecidos por nós mesmos e eu me considero reconhecido. Atribuo o segredo do meu sucesso a três fatores: garra, talento e sorte.

 

DA: Você é o arquiteto que mais participou da CASACOR. O que isso representa para você?

LS: 30 anos de CASACOR representa garra, vontade de se atualizar e poder se reinventar a cada ano.

 

DA: De que forma a Dell Anno contribui para a construção do espaço na CASACOR SP 2017?

LS: Pela trigésima vez estou na CASACOR e a Dell Anno conseguiu me ajudar nesse sonho de duas maneiras: entendendo exatamente o que a gente estava imaginando, criando uma cozinha que falasse exatamente a linguagem do espaço, e a outra estando sempre ao nosso lado. Um prazer ter uma marca de sucesso como a Dell Anno com a gente.

 

DA: Fale um pouco sobre a Casa Contraste. Qual foi a sua inspiração para o ambiente?

LS: Fazer uma coisa que saísse um pouco do convencional, pensando no contraste do preto com o branco e do branco com o preto, criando um ambiente que, apesar de sem cor, se tornasse aconchegante.

 

DA: Como vê a cena do design e da arquitetura no país hoje?

LS: A arquitetura e o design hoje no Brasil cresceram muito. Acredito que nossa arquitetura é uma arquitetura extremamente valorizada. Eu acho que hoje o brasileiro se destaca pelo bom gosto na arquitetura e sem dúvida no design de interiores. De uns anos pra cá, o Brasil vem em um desenvolvimento gigantesco.

 

DA: Quais são os desafios da profissão?

LS: Entender o cliente. Antes de criar um projeto conseguir entender o estilo de vida dele. A partir disso criar algo que ele se sinta extremamente feliz, realizado pelo projeto executado.

 

DA: O que te inspira a cada projeto? Onde busca referências e ainda mais criatividade?

LS: Cada projeto para mim é uma criação diferente, o que me inspira é entender cada cliente. É onde eu busco as minhas inspirações pelo mundo afora, tudo que a gente vê a gente acrescenta, tudo que a gente enxerga a gente usa como fonte de inspiração.

 

DA: Entre os seus projetos, é possível eleger um como preferido? Comente um pouco sobre.

LS: Não tenho nenhum preferido, todos são importantes. Cada um no seu momento, todo projeto quando a gente está fazendo, no momento parece o mais importante. Mas entre tantos, indiscutivelmente o projeto que teve bastante destaque foi o Museu da Imaginação, primeiro museu da criança no Brasil.

 

Conheça a Casa Contraste

Com um espaço de 116 metros quadrados dividido em living e área gourmet, a Casa Contraste busca o impacto utilizando apenas duas cores: o preto e o branco. A partir desses tons, o arquiteto mostra que é possível levar elegância, charme e beleza a qualquer projeto.

O projeto busca apresentar uma delicadeza ímpar, mas sem abrir mão da presença de elementos fortes, da arte, da tecnologia e do conceito de minimalismo. O madeirado preto Tahiti da Dell Anno foi escolhido como o grande protagonista da área gourmet para deixar o ambiente minimalista e, ao mesmo tempo, único e interessante.

 

 

No móvel que comporta os eletros, a madeira foi combinada com o vidro exclusivo Dell Anno com efeito aramado em estampa Telaio, Perfil Nero Opaco e prateleiras internas em lacca fosca Notte, com iluminação posterior.

 

 

Já a ilha gourmet é totalmente revestida pelo Tahiti, com tampo em quartzo da Caesarstone, que, juntamente com o porcelanato de alto brilho Jet Black – mais novo lançamento da Cerâmica Portinari – transmite uma sensação de continuidade aos elementos.

 

 

 

Logo na entrada, nota-se a inspiração do movimento modernista De Stijl, a inspiração para a fachada com vidros texturizados. Para o living, Léo utilizou fachada com vidros texturizados, inspirados pelo movimento modernista De Stijl que teve entre seu artista mais emblemático Piet Mondrian.

 

 

Em seguida, soma-se à inspiração do movimento a utilização da poltrona Red And Blue, desenhada originalmente por Gerrit Rietveld, que no projeto ganhou um processo especial de carbonização para que as cores fossem transformadas na ausência, ou seja, no preto profundo. No mesmo espaço, o visitante também poderá conferir o papel de parede Halftone Degradê, uma menção à pop-art de Lichtenstein e ao trabalho da artista japonesa Yayoi Kusama, que traz a repetição de pontos e bolas em suas manifestações artísticas. Ainda no living, a lareira suspensa Construflama e a poltrona Anno (de autoria dos irmãos Campana), garimpada na Domini Antiguidades dão o toque de sofisticação ao ambiente.

 

A CASACOR SP 2017 segue até o dia 23 de julho no emblemático e histórico prédio do Jockey Club de São Paulo. Os visitantes poderão conferir o melhor do universo da arquitetura, do design, da decoração e do paisagismo em 71 ambientes. Acompanhe por aqui mais destaques da edição e todos os detalhes espaços com a presença do home styling Dell Anno.

Serviço

CASACOR São Paulo

De 23 de maio a 23 de julho

Jockey Club de São Paulo (Avenida Lineu de Paula Machado, 1075)