Blog - Dell Anno Home Styling

Blog Dell Anno

Editoria exclusiva: AS PATRÍCIAS

Sonhos em rascunho

Para muitas pessoas, especialmente arquitetos e decoradores, o ímpeto de pensar num novo espaço, numa reforma ou numa reorganização dos móveis as leva a pegar o primeiro papelzinho e desenhar suas ideias. Mesmo que depois esses rascunhos virem projetos computadorizados com impressionante riqueza em detalhes e imagens, ainda é no papel que está guardada a alma, a essência daquela ideia.
Quem não conhece e não se encanta com os rascunhos do arquiteto Oscar Niemeyer? Simples, sensuais e que, depois da obra pronta, fazem um sentido imediato até para os profissionais mais apaixonados e experts em renderização.

Palácio da Alvorada nos traços de Niemeyer

Sublinhando a importância desses primeiros rascunhos está o livro Architects’ Sketchbooks, do inglês Will Jones, lançado há pouco no mercado internacional. Ao todo, 85 arquitetos mostram seus caderninhos de desenhos em mais de 750 ilustrações que, em muitos casos, poderiam virar verdadeiros quadros. Entre os nomes apresentados estão Will Alsop, Architects Atelier Ryo Abe, Shigeru Ban, Elemental, Thom Faulders, Norman Foster, Carlos Jiménez, Alessandro Mendini e o escritório Office dA.

Architects' Sketchbooks, lançado pela Thames&Hudson

De simples rascunhos de linhas a desenhos mais artísticos e abstratos, o livro conta com o depoimento dos arquitetos que explicam as suas representações nas folhas de papel. É super interessante, pois também nos permite visualizar uma ponta do processo criativo desses grandes nomes na arquitetura e perceber a arte por detrás dos projetos idealizados.

Protejo holandês Magna, que ficou apenas no papel desenhado por Peter Clash

Aquarela do projeto do Kimmel Center, de Filadélfia, Estados Unidos, pintada pelo arquiteto uruguaio Rafel Viñoly

Comente este post

Cadastre-se no Styling Mail
Preencha os campos. E-mail já cadastrado
© Dell Anno . Por Aldeia